quarta-feira, 24 de março de 2010

Cuidado com plantas

                                                                              Adoro comer plantinhas!



Os gatos têm o hábito de comer plantinhas para facilitar a eliminação de pêlos engolidos na higiene do corpo. Mesmo que seu jardim esteja restrito a uns poucos vasos, pode ter certeza que seu gatinho vai se interessar, ainda mais se for um filhote.

Se quiser servir um “petisco verde” para seu gatinho, plante em um vasinho milho de pipoca (não serve aquele para microondas), alpiste, melissa, hortelã ou Cat Nip.

A paixão dos felinos por mordiscar plantas, no entanto, pode representar riscos para a sua saúde. O problema é que inúmeras plantas comuns são venenosas para os bichanos. Praticamente todas as plantas que dão flores são tóxicas. Podem intoxicar e até matar, dependendo da quantidade.

A relação de plantas tóxicas é extensa. Entre as mais conhecidas estão: amarílis, antúrio, azaléa, bico de papagaio, calanchoe, ciclâmen, copo-de-leite, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, crisântemo, lírios (todos os tipos), espirradeira (ou oleandro), hortênsia, ipoméia, íris, jacinto, liseanto, narciso, schefflera e tulipa.
Muitos especialistas incluem nessa lista, ainda, o abacate (fruto), asparagus, babosa (aloe vera), cereja-de-inverno, costela-de-adão, dracena, estrelitzia, filodendro, hera, mamona, tomateiro e violeta africana.

Se tiver alguma dessas plantas em casa, providencie para que, ao menos, ela esteja longe do alcance de seu gatinho. E se ele ingerir partes de uma planta tóxica, leve-o imediatamente ao veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário