Manual do gato feliz

         Informações Para Quem Planeja Adquirir um Gato




Possuir um animal de estimação proporciona não só prazer e alegrias, mas também é uma higiene mental. Estudos mostram que quem possui animais sofre menos de stress e são mais saudáveis.

A escolha do seu animal deve levar em conta sua preferência por determinada espécie e sua própria personalidade.

Para os amantes de gatos, o seu ar de mistério, auto-confiança, altivez e não submissão, o tornam mais atraentes e fascinantes.

O gato é autêntico, agindo de acordo com seus sentimentos, sinceros em suas atitudes, não temendo manifestar o que lhe desagrada.

Combinam um forte senso de independência com profunda afeição ao dono.

Por ser auto-suficiente, não necessita que você o leve para passear e ele mesmo se mantém limpo e asseado.
Aprende facilmente a viver dentro das regras da casa.

De um modo geral, as pessoas ou gostam ou não gostam de gatos, não havendo meio termo.

As razões mais citadas por quem escolhe um gato como animal de estimação sâo:


- lindos, meigos e carinhosos.


- muito apegados aos donos e bons companheiros para adultos e crianças (o que prova que a afirmação: "gatos só gostam da casa e não do dono" é falsa).


- São muito limpos, independentes não dando quase trabalho.


- Adaptam-se bem a qualquer casa ou apartamento, não importa o tamanho.


- São um "bom ombro amigo" ouvindo nossas lamentações e nos reconfortando com seu carinho.

Quer adotar um bichinho? Pense antes que...


• Ele vai crescer e precisar de espaço.


• É necessário tempo disponível para dedicar ao animal: brincar, dar carinho, cuidar.


• Se for filhote, saiba que nos primeiros dias ele irá estranhar ou chorar, devido à separação de sua mãe.


• É necessário ter condições financeiras para cuidar de sua saúde e alimentação.


• Um dia ele ficará velho e precisará de você.


• Principalmente, é preciso ter muito amor e paciência com seu eterno baby

Gatos e Crianças

Para uma criança, ter um gato pode ser excelente oportunidade de aprender responsabilidade. Apesar de nem todas as crianças serem capazes de assumir responsabilidade sobre um animal de estimação, ela irá aprender que o animal necessita ser alimentado, mantido limpo, fazer exercícios, etc.

A responsabilidade que se ganha cuidando de um animal de estimação, irá refletir em outras áreas da vida, sendo assim uma experiência muito importante e gratificante.

O gato é um ótimo professor sobre os valores da vida. Por não tolerar abusos e mau tratos, a criança aprenderá que precisa tratá-lo com amor e carinho para receber o mesmo em troca.


"Você ensina melhor o que mais precisa aprender", assim, quando a criança ensina o gato o que pode ou não fazer dentro de casa, estará ensinado a ela própria e aprendendo regras e restrições que ela mesma deve aprender e aceitar. Aprenderá ainda o valor da paciência e do auto-controle. Gritar ou bater no seus gato não resolverá nada, por isso gentileza e compreensão devem ser usados.


Ensine as crianças como segurar o seu gato. NUNCA segure seu animal pela nuca, pelas patas dianteiras ou pela barriga. Ensine-as a segurar o gatinho com carinho, segurando com as duas mãos, uma na parte inferior do tórax e outra segurando a parte traseira.


As crianças devem aprender a tratar bem seus gatinhos, com cuidado, amor e delicadeza. No seu entusiasmo, podem esquecer que são seres vivos e não brinquedos, os quais podem brincar o dia inteiro, puxa-los e sacudi-los à vontade. Ensine que os gatinhos precisam comer, descansar e dormir, por isso deve deixá-los sossegados boa parte do dia.

Macho ou fêmea?


Outro fator importante na hora de escolher. Você deve levar em conta mais uma vez o objetivo. No caso de serem apenas animais de estimação e não para procriação e venda, o idel é que sejam castrados por volta de 1 ano de idade, tanto machos quanto fêmeas. Assim você terá animais mais calmos, mansos, caseiros - não fogem mais para namorar no caso dos machos e não atraem todos os gatos da vizinhanças como as fêmeas - pelo brilhante e macio e com alimentação balançeada não ficam obsesos.

Muitas pessoas não sabem diferenciar filhotes machos e fêmeas. Existe uma forma fácil, o filhote macho tem dois pontos ( : ) abaixo da sua cauda. A fêmea tem um ponto de exclamação invertido ( ¡ ).

O primeiro dia do gatinho em casa

Quando adquir um gatinho e for levá-lo para casa use uma caixa de transporte. É a forma mais segura para você e para ele. Assim eles se sentiram seguros e abrigados, já que nunca saíram de casa antes e portanto, nunca se afastaram de sua mãe e irmãos e isso os deixa muito assustados e stressados. Planeje bem para que esta viagem até o novo lar seja o menos estressante possível e rápida. A caixa pode ser encontrada em qualquer loja de animais. existem vários tipos, escolha uma espaçosa, arejada e fácil de ser lavada. Use uma toalha limpa no fundo quando for transportar seu gato.

Adaptar gatinhos novos a uma nova casa só requer amor e paciência. É melhor ter 2 gatinhos a ter um só, porque um faz companhia ao outro e brincam juntos, dando menos trabalho. Como os gatos não dão praticamente nenhum trabalho e poucos despesas, não há razão para ter apenas um. Eles sentiram falta da mãe e irmãos, por isso devemos ser pacientes e carinhosos, principalmente nos primeiros dias, para que se sintam bem e seguros no novo lar.

As vezes os gatinhos não querem comer nos primeiros dias, até que se acostumem com o novo lar. É bom deixar sempre à sua disposição uma vasilha com leite.

Alguns filhotes levam algum tempo para se acostumarem com seus novos donos.Se você mora numa casa, mantenha-o preso dentro de casa logo nos primeiros dias, assim ele não poderá fugir. Fale gentilmente, se aproxime com calma. Paciência e gentileza são a fórmula para cativar a amizade de seu gato.


Adotar um gato adulto.Será que dá certo? 
Importante é pensar se você deseja a aparência que vai durar apenas alguns meses ou um companheiro para viver mais de uma década com você.

   Você olha para aquela bolinha de pêlos e se apaixona. Tão pequenininha, meiga, brincalhona. Depois de alguns meses começa a mudar, fica mais independente ou então aquele gatinho tão quietinho descobre que gosta de brincar à noite. Como as pessoas, os gatos têm caráter e personalidade que só vão se definir completamente com a idade. De repente o gatinho que você adotou vira um gato adulto diferente do que você imaginou que seria. Temos a idéia de que o gatinho criado desde pequeno vai ser exatamente o gatinho ideal que se imagina. Nem sempre é assim. Adotando um gato adulto você já sabe exatamente seu temperamento dele. Se é quieto, agitado, se gosta de colo ou não, se vai dormir junto ou vai fazer escândalo se ficar fora do quarto, se gosta de brincar ou se é mais na dele. Muitas vezes esse gato "adulto" não tem mais de dois ou três anos.


A vida de um gato criado com cuidado dentro de casa passa dos 15 anos. Seu companheiro felino ainda vai curtir muito tempo com você. E mais: um gato cresce até mais ou menos 5 anos, então esse gatão que parece adulto pode ficar maior.

Gatos mais velhos sabem amar e brincar assim como filhotes e acredite, reconhecem e retribuem seu gesto de amor ao adotá-los.

O gato agradecido por ser tirado da vida ruim para ser amado é uma das criaturas mais amigas que você vai encontrar.

Introduzindo um gato num lar onde já há outro gato


Normalmente não há problemas em se possuir mais de um gato. Algumas dicas importantes para manter a harmonia doméstica:


- Nos primeiros dias, não os apresente logo. Deixe-os separados. Aos poucos irão percebendo que há outro animal na casa, sentirão seu cheiro e não serão pegos de surpresa.


Você pode pegar tolhas e cobertores com o cheiro do novo gato e colocar para o mais velho cheirar.


- Tenha muita paciência nos primeiros dias, quando os gatos ainda estarão se conhecendo.


- É mais fácil introduzir um filhote do que um gato adulto, num local onde já haja um gato adulto. Muitas vezes o mais velho assume o papel de pai ou mãe, tomando conta do mais novo.


- Corte as unhas deles antes de apresentá-los. Grandes amizades começaram com muita agitação e pequenos desentendimentos.


- Não os deixe a sós, até ter certeza de que se acostumaram um com o outro. Se precisar deixa-los sozinhos, deixe-os separados.

- Seja imparcial e os trate com igual atenção e carinho, evitando que sintam ciúmes.


Ao contrário da crença popular, cães e gatos podem se tornar amigos, desde que se siga o mesmo processo de ajuste.

   O que necessito ter em casa para o novo gatinho?

Cama

Logo que os gatinhos chegarem, escolha para eles um local para servir de quarto, no qual coloque uma caixa ou cesta forrada com toalha ou cobertor, para lhes servir de cama. Ele deve ser acostumado a dormir aí antes de dormir em camas, sofás, gavetas, etc. Existem caminhas muito confortáveis e bonitas à venda em lojas de animais, seu gatinho vai adorar.

Na primeira noite, antes de dormir, certifique-se de que estão bem alimentados, para que não acordem chorando com fome. Por isso é bom ter dois gatinhos, um faz companhia ao outro, seja dormindo ou brincando, até que você acorde pela manhã.

Bandeja Sanitária


Item importantíssimo para os gatos que não terão acesso à terra.


Existem vários produtos no mercado, escolha o que mais lhe agradar. As bandejas devem ser de material facilmente lavável. Lave a bandeja com água quente e sabão. Evite usar desinfetantes que podem intoxicar o seu gatinho.


Limpe a caixa diariamente. Assim como nós, gatos não gostam de banheiro sujo, se a caixa estiver muito suja, ele fará suas necessidades em outro lugar.


Encha a bandeja sanitária com cerca de 5cm de material sanitário, para que o gato possa escavar e cobrir.


O número de vezes por dia que você deverá limpar a caixa, irá depender de quantos gatos você tem. Quanto mais gatos mais vezes você terá que limpar.

Comedouros e bebedouros

Devem ser de fácil limpeza e mantidos limpos. O bebedouro deve ser pesado para que não vire facilmente. O comedouro deve ser um prato raso ou pires porque os gatos gostam de escavar seus alimentos para fora do comedouro.


Evite o uso de bebedouros e comedouros plásticos. Alguns gatos têm alergia a esse material, desenvolvendo a chamada: Acne Felina.


Postes de arranhar


Evitam que seu gato arranhe móveis e sofás. Os gatos arranhar para se exercitar.


Você pode comprar um já pronto, ou fazer um você mesmo, utilizando materiais como madeira ou até mesmo um tronco de árvore. Só não use materiais que você tem em casa, como carpete. Seu gato não conseguirá diferenciar entre o carpete que está no chão e o que está no seu poste, e irá arranhar os dois.


Escovas


Use uma escova que penteie bem os pelos do seu gato. Isso irá diminuir a quantidade de pelos que ele engolirá ao se lavar e conseqüentemente, evitará a formação de bolas de pêlo no estomago dele.


Brinquedos


Só dê ao seu gatinho brinquedos próprios para gatos, que não soltem pedaços, lascas, se rasguem ou possam ser engolidos.


Coisas simples como uma bolinha de papel ou uma caixa de sapato são brinquedos muito apreciados por eles.


Dê a ele poucos brinquedos de cada vez.


Dar a seu gato meios dele se divertir, é diversão garantida para você também!!


Perigos em casa


Como diz o ditado popular: "A curiosidade matou um gato". É verdade. gatos são animais curiosos por natureza e gostam de explorar o desconhecido. Por isso todo o cuidado é pouco com portas, janelas, armários, geladeira, forno, máquinas de lavar, aquecedores elétricos, panelas no fogo, brinquedos que se desfazem - como de borracha-, brinquedos e pequenos objetos pontudos, botões, lantejoulas, elásticos, sacos plásticos.


Dê ao seu gatinho brinquedos próprios para ele, assim ele poderá brincar com segurança.


Algumas precauções a tomar:


-Antes de comprar e usar venenos contra ratos e baratas, leia o rótulo.


- Consulte seu veterinário antes de dar qualquer remédio para o seu gato. Alguns medicamentos, como a aspirina, são tóxicos para os gatos.


-coloque telas nas janelas. Eles não se atiram, mas podem dar um salto em falso.


- não coloque fitas no pescoço de seu gato, ele poderá se machucar se ela se prender em algum lugar. Se usar coleira de identificação, use uma com elástico, ou solta o suficiente para que ele se livre dela em caso de necessidade.


-mantenha gavetas, baús e closets sempre fechados. os gatos adoram lugares escuros e quentes para dormir, e podem ser trancados por acidente.